domingo, 4 de maio de 2008

Um Mês Depois...

Um mês depois de ter criado este blog... é tempo de balanço!
Este espaço foi construído, como já referi anteriormente, na sequência do Seminário Elaboração de Materiais Curriculares em Suportes Multimédia, orientado pela Professora Doutora Adriana Gewerc.
Os objectivos propostos para este trabalho eram:

  • reconstrução pessoal do Seminário, recorrendo a um mapa conceptual elaborado no programa CMaps (explorado durante o seminário);
  • aplicação à prática profissional do blog e/ou das "ferramentas" apresentadas - Cmaps e Squeak;
  • investigação do efeito do blog na prática;
  • notas a partir de leituras e pesquisas sobre as TIC na Educação.

Por isso, meti mãos à obra e propus-me, apesar das dificuldades pessoais em termos tecnológicos, a criar dois espaços na blogosfera, que se pretendem complementares:

  • Tangerinando (espaço de comunicação e divulgação para os Pais das crianças com quem trabalho);
  • @riscar (espaço de reflexão e de reelaboração/ reconstrução de conhecimento). (Ver artigo "@riscar 2 (espaços) em 1!")

Um mês depois... não tenho dúvida que a aprendizagem foi, para mim, muito significativa, quer do ponto de vista pessoal, quer do ponto de vista profissional.

Assim, em termos de desenvolvimento pessoal:

  • quebrei resistências quanto ao uso das tecnologias;
  • aprendi imenso sobre as potencialidades e funções de um blog e sobre o "mundo dos blogs";
  • adquiri competências relativamenteno à construção de um blog e ao uso de outras "ferramentas" a ele associadas (CMaps, slideshows, gráficos/excel, importação de links e videos, etc.);
  • conduziu-me a uma série de leituras e pesquisas sobre o uso das TIC, em particular no domínio da Educação;
  • despertou-me para as notícias e para a actualidade dos debates sobre esta temática.

Em termos profissionais, e apesar das limitações de tempo (1 mês) e da idade das crianças com quem trabalho (3 anos), a construção dos blogs abriu-me perspectivas sobre os papeis e funções que um blog pode desempenhar na Educação:

  • na relação Escola-Pais;
  • na interacção Pais-Filhos;
  • na forma de comunicar e divulgar o trabalho realizado;
  • na forma de reflectir, sistematizar e investigar sobre a prática pedagógica.

Se a criação destes dois blogs, começou por ser uma tentativa de satisfação de exigências académicas, neste momento, ambos os blogs ganharam um sentido e uma dinâmica próprios, que me levam a querer manter, provavelmente com ajustamentos e reformulações, estes mesmos espaços.

Na perspectiva de profissional de educação, mas acima de tudo na de aluna de Doutoramento e, por isso, de pessoa que está a aprender a fazer investigação, gostaria que estes espaços se tornassem para mim própria lugares onde fosse possivel "realizar la ruptura con las formas de conocer habituales". Expondo-nos, "posibilitamos que otros puedan conectar y estimularnos con preguntas, sugerencias o discusiones. Y así ayudarnos a crecer..." (Adriana Gewerc)

1 comentário:

Cristina Ungaro disse...

Teresa, já tive a oportunidade de te dizer pessoalmente o que penso sobre o teu (interessante) processo de criação deste blog, pois estavas ao meu lado nessa aula. Todavia, fica aqui registado o meu comentário.
Foi, como referi, muito interessante assistir à tua transformação ao nível das concepções que tinhas em relação à exploração do computador, e por isso à criação do blog. Foste audaz, as tuas resistências foram "caindo" e foste descobrindo as grandes vantagens deste dispositivo e até te dedicaste a criar um blog para interagires com os pais das "tuas" crianças - espectacular, parabéns! É isto que se pretende, que o conhecimento seja um meio de nos libertar e de nos dotar de capacidades como essa, empreendedorismo.
Espero que esta experiência contribua para fortalecer a tua capacidade em enfrentar desafios, pois vão, com certeza surgir momentos difíceis durante este processo académico, e tu terás a bravura de os ultrapassar com êxito.

Muito ânimo e energia
Cristina Ungaro