quarta-feira, 30 de abril de 2008

Blog Tangerinando: Analisando agora... as reacções dos Pais

Convidaram-se os Pais a darem "um salto até à Internet", para acederem ao blog que tinha sido criado para dar notícias do trabalho realizado ao longo do 2º período lectivo. Acesso esse, que se pretendeu restrito e, por isso, se pediu aos Pais que enviassem o seu email, para que pudessem visitar o Blog.
Assim, tanto quanto pudemos verificar a partir do próprio blog (em Permissões), dos Pais das 22 crianças, apenas 3 aparentemente não acederam ao mesmo.
As reacções dos Pais chegaram através de três meios:

- comentários espontâneos directos;
- comentários escritos no próprio blog;
- resposta a um questionário enviado aos Pais.
Embora o número de comentários e respostas não tenha sido muito elevado, de um modo geral a reacção ao blog foi muito positiva.

Comentários espontâneos directos
Foram vários os Pais que reagiram entusiasticamente ao blog nos primeiros dias de regresso dos filhos à escola, após a publicação do mesmo.
Expressões como "O blog está excelente! Foi uma excelente ideia!" e "O blog está fantástico! Adorei! Adorámos! É muito mais interactivo! Quer para nós Pais, quer em relação à ligação Pais-Filhos!", denotam interesse, curiosidade e satisfação por este espaço ter sido criado.
Curiosamente, as poucas críticas que surgiram dos Pais, dirigem-se à reduzida participação deles próprios. Senão vejamos o seguinte excerto: "É pena é que nós, Pais, escrevemos pouco... quase nada... ninguém (quase) faz comentários. É pena!"

Comentários escritos no próprio blog
Como referia a mãe anteriormente citada, não foram realmente muitos, os comentários aqui escritos. No entanto, mais uma vez são comentários de apoio e agrado relativamente à iniciativa: "Este blog está espectacular. (...) estão todos muito aplicados e felizes. Parabéns pela iniciativa!"
Houve mesmo quem fosse mais longe, fazendo o seguinte apontamento: "Uma iniciativa que marca a diferença! (...) Apoiar o esforço de aplicação de novas tecnologias no ensino é reconhecer que ´O FUTURO É POR AQUI!!!´"

Respostas ao questionário
O questionário constava de 7 questões (3 das quais de resposta aberta), através das quais se pretendia perceber o impacto causado pelo blog junto dos Pais e dos Filhos, bem como a opinião dos Pais sobre este "espaço", sobre qual a sua dinâmica preferida de actualização e, ainda, a pertinência ou não deste blog como forma de comunicação entre Escola e Família.

Assim, procedeu-se ao envio dos questionários para casa e o seu preenchimento poderia, ou não, ser anónimo.
Dos 22 inquéritos enviados, apenas recebemos 8 e destes apenas 1 foi preenchido anonimamente.

Na 1ª pergunta pretendia-se saber quando é que os Pais tinham visitado pela primeira vez o blog. Se na primeira semana após a publicação, ou se depois dessa data.
Dos 8 Pais que responderam, apenas 1 o fez na segunda data.

Na 2ª questão perguntava-se quem tinha visto o blog nessa primeira vez: "Só a Mãe", "Só o Pai", "Os Pais", "Pais mais filho dos 3 anos" e "Pais + Filho 3 dos anos + Irmãos".
As respostas distribuem-se de forma equilibrada pelas várias situações.

Na 3ª questão era pedido aos Pais que caracterizassem, em duas ou três palavras, a reacção do seu filho ao blog. Da leitura das respostas, as reacções das crianças podem agrupar-se da seguinte forma:

  • curiosidade/interesse/satisfação [6]
  • tentativa de explicar as situações visualizadas [2]
  • gosto em rever os amigos/sala/prof. [2]
  • a criança não viu [1].

O interesse, o grau de satisfação e a curiosidade foi o tipo de reacção mais referenciada.
Apenas 1 criança. entre estas 8, não viu o blog com os Pais.

O 4º ponto - "o que mais agradou no blog aos Pais e aos Filhos" - deveria ser preenchido, classificando de 1 a 4 as diferentes hipóteses por nós apresentadas (sendo 1 a que mais agradou e 4 a que menos agradou).


Verifica-se que há uma grande dispersão de escolhas, no entanto, o que parece ter agradado mais aos Pais terá sido "ver os filhos em actividade" (recolhe 6 preferências entre a 1ª e a 2ª escolha). "Encontrar os amigos", terá sido, segundo os Pais, mais significativo para as crianças (reúne 5 primeiras escolhas), resultado não totalmente coincidente com a opinião recolhida aquando da observação do blog em contexto da sala de aula (ver gráfico do artigo anterior).

Na 5ª questão, onde se perguntava se os Pais consideravam interessante e pertinente a criação do blog, as respostas foram unânimes no sentido afirmativo. Quanto à justificação, as respostas agruparam-se da seguinte forma:
A variedade de argumentos apresentados é significativa, com maior relevo para o argumento "actualização de informação sobre a vida da escola junto dos Pais".

Quando, na pergunta 6, se pedia para comparar esta forma de comunicação com a existente anteriormente (folheto enviado em papel no final do período), "qual preferiam" e "porquê", apenas num dos inquéritos se afirma que ambos têm as suas vantagens. Todos os outros afirmam preferir o blog.

Os argumentos são bastante semelhantes aos referidos na questão anterior. No entanto, nesta pergunta, assume maior relevo a "interacção escola-pais", surgindo a "informação" em segundo lugar.

As respostas distribuem-se, então, da seguinte forma:

Na 7ª e última pergunta, ao querer-se saber como gostariam que fosse a dinâmica de actualização do blog, as respostas dividiram-se em partes iguais, entre "ser actualizado regularmente" [4] e "ser actualizado à medida que haja acontecimentos relevantes" [4]. Dentro da actualização regular, foi unânime a vontade de que tal acontecesse mensalmente.

Concluindo...
Apesar do número reduzido de respostas ao inquérito, pelo conjunto das reacções, podemos concluir que os Pais ficaram muito satisfeitos com a criação do blog, considerando-o pertinente, eficaz na comunicação e aproximação à escola e com vontade de que ele permaneça e seja actualizado regularmente.

Não podemos deixar de nos questionar, no entanto, sobre o reduzido feedback, por parte dos Pais, ao blog - o número reduzido de respostas ao questionário e de comentários no próprio blog. Do nosso ponto de vista, esse facto pode dever-se, por um lado, à pouca familiaridade que os Pais apresentam ainda em relação a esta forma de comunicação e, por outro lado, ao pouco tempo que têm disponível.

BLOG - espaço a manter?

Perante as reações que obtivemos, parece não restarem dúvidas!

Esta é uma forma de comunicação que se revela aberta, dinâmica e eficaz. E, sobretudo, é indiscutivelmente a forma de comunicação dos nossos dias, dos nossos filhos, dos nossos alunos. Como referia um dos Pais "O FUTURO PASSA POR AQUI!!!"