Olá Teresa, Talvez este comentário venha muito tarde, mas enfim… Estou completamente de acordo com o seu mapa conceptual. Só acrescentaria estas ideias, relativamente ao que possa ser um novo paradigma de ensino/aprendizagem: parece-me que a escola deve não só ensinar a construir o conhecimento (contrariando, como refere, a perspectiva da sua sedimentação), mas também preparar, ensinar a fazer a interpretação do "mundo". É fundamental que a percepção se faça pela mediação do corpo, pela experiência; mas é a capacidade de interpretar e de conhecer compreendendo, que permite recordar e recombinar essa apropriação. Será talvez aqui que as novas tecnologias poderão desempenhar um papel fundamental, e potenciar novas abordagens e estratégias cognitivas.
@riscar, como título de blogue, porquê? Em primeiro lugar, porque, a criação deste espaço, representou, de facto, um risco: a aposta em vencer as dificuldades e obstáculos pessoais em termos tecnológicos. Em segundo lugar, @riscar, porque tentarei aqui "riscar"/traçar/cruzar perspectivas, ideias, leituras, opiniões, fotografias, trabalhos... para serem vistos, partilhados, analisados e comentados por outros!
@riscar, acima de tudo, porque, quer queiramos, quer não, um blogue é sempre um espaço onde nos expomos "a um número potencialmente infinito de pessoas." (Público na Escola, pag.9, Março, 2008).
Casals, J., "Entrevista a Alain Touraine - Hay que pasar de una escuela de la oferta a una escuela de la demanda, orientada hacia el alumno", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 354, Febrero 2006
Costa, Fernando Albuquerque et all (org), "AS TIC NA EDUCAÇÃO EM PORTUGAL - Concepções e Práticas", Porto Editora, 2007
Elboj, C. e Pulido, M.A., "Nuevas tecnologías en el medio rural", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 341, Diciembre 2004
Elguezabal, J., "La informática en el aula", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 342, Enero 2005
Feria, A., "Informática más libre", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 338, Septiembre 2004
Gewerc, A., "Reflexiones" (13/4/05); "Web blog" (16/1/05), in http://novastecnoloxías.blogia.com
Gimeno, José, "A EDUCAÇÃO QUE AINDA É POSSÍVEL - Ensaios sobre a cultura para a educação", Porto Editora, 2008
González, E., "La web escolar", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 325, Junio 2003
Marques, Rui et all, "Na sociedade de informação - o que aprender na escola?", Edições Asa, 1998
Marti, L., "Christian Laval - La escuela no es el laboratorio de una empresa", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 346, 2005
Miralles, R., "Entrevista a Edgar Morin... Repensar la reforma, refomar el pensamiento", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 342, Enero 2005
Ponte, J.P.(org), "A FORMAÇÃO para a INTEGRAÇÃO das TIC na EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e no 1º CICLO do ENSINO BÁSICO", inafop, Porto Editora,2002
PÚBLICO NA ESCOLA, "As novas tecnologias na sala de aulas", Org. de Eduardo Jorge Madureira, nº 180, Março 2008
Sancho, Juana M., "Las tecnologías de la información", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 319, Diciembre 2002
Torres, Enric, "Nuevas tecnologias para expresarse mejor", in CUADERNOS DE PEDAGOGÍA, nº 346, 2005
1 comentário:
Olá Teresa,
Talvez este comentário venha muito tarde, mas enfim…
Estou completamente de acordo com o seu mapa conceptual. Só acrescentaria estas ideias, relativamente ao que possa ser um novo paradigma de ensino/aprendizagem: parece-me que a escola deve não só ensinar a construir o conhecimento (contrariando, como refere, a perspectiva da sua sedimentação), mas também preparar, ensinar a fazer a interpretação do "mundo". É fundamental que a percepção se faça pela mediação do corpo, pela experiência; mas é a capacidade de interpretar e de conhecer compreendendo, que permite recordar e recombinar essa apropriação. Será talvez aqui que as novas tecnologias poderão desempenhar um papel fundamental, e potenciar novas abordagens e estratégias cognitivas.
Um beijinho e bom trabalho,
Joana Quental
Enviar um comentário